SOU FELIZ NO QUE FAÇO¹

SETE PRINCÍPIOS



SETE COLUNAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO POR PRINCÍPIOS

“A Sabedoria edificou a sua casa, lavrou as suas sete colunas”. ( Provérbios 9.1)

            Qual a diferença entre educar para o conhecimento e educar para a SABEDORIA?  Buscar a sabedoria envolve ter o conhecimento e saber usá-lo para fins proveitosos,  para si mesmo e para o próximo.

            Vivemos um tempo em que a informação está disponível em todos os meios de comunicação, principalmente na internet, onde é processado numa velocidade incrível. Há muitas pessoas com bastante CONHECIMENTO em todas as áreas, com habilidades lingüística e de raciocínio lógico bem desenvolvidas. As descobertas científicas e a tecnologia são cada vez mais avançadas, porém poucas são as pessoas que têm utilizado estas COMPETÊNCIAS para o bem do próximo.

            Um dos pilares que sustentam a sociedade moderna é o INDIVIDUALISMO, produto de muito conhecimento e pouca sabedoria. Cada vez mais as pessoas querem a sua independência e privacidade, basta olharmos a quantidade de pessoas que têm o seu próprio telefone, o seu computador pessoal, o seu quarto, o seu banheiro, e até casais que vivem em casas separadas, ou seja, cada vez mais as pessoas pensam e trabalham por seu próprios interesses.

            O que impera é o relativismo ético, que diz que não existe um código moral válido universalmente e que toda verdade é relativa às crenças de uma sociedade, grupo ou cultura; o hedonismo que prega a busca pelo prazer, sem considerar se o produto final será a felicidade, a justiça, a prosperidade mútua. Trata-se do HUMANISMO, que coloca o homem no centro do Universo e não considera  Deus como Soberano  e nem tão pouco as suas leis.

            Todas essas idéias tem permeado a educação no Brasil e está dentro das escolas. Se queremos resgatar o verdadeiro sentido se se obter conhecimento e exercitarmos a prática da sabedoria, precisamos recorrer às escrituras e considerarmos a palavra de Deus como manual de fé e conduta em toda a vida da pessoa, principalmente em sua educação. Temos que centralizar o caráter de Cristo na educação como modelo de sabedoria e altruísmo.

            Logo em Gênises, ao criar o homem, Deus expressou a sua natureza, dando-lhe padrões de pensamento que fossem capazes de exercer a SABEDORIA.  Segundo Webster (dicionário cristão - 1828),  se a sabedoria deve ser considerada como uma faculdade da mente, é a faculdade de discernir ou julgar o que é mais justo, adequado e útil, e se isso deve ser considerado como uma habilidade, é o conhecimento e uso do que é melhor, mais justo, mais adequado, e mais condutivo à prosperidade e felicidade individual e COLETIVA.

            Portanto, o conhecimento só será útil, se usado com sabedoria, com prudência e com princípios éticos. Existem muitos princípios (sementes de verdade) na palavra de Deus, porém, a escola de EDUCAÇÃO POR  PRINCÍPIOS tem trabalhado, para fins didáticos, sete princípios básicos  que foram dados ao homem em gênesis e que depois foram sendo alicerçados em outro textos e fatos do Novo Testamento:

1. Princípio de Deus de Caráter: O desejo de Deus de formar a imagem e a natureza de Jesus dentro do cristão, através de pressão e conflito ( “... para cultivar...” Gn 2.15)

2. Princípio de Deus de Mordomia: Deus, como proprietário de todas as coisas, tem dado ao homem a responsabilidade de possuir propriedades externas e internas ( “... e o guardar” Gn 2.15)

3. Princípio de Deus de Governo: (Auto-governo ou Domínio próprio) O plano de Deus é que todas coisas sejam governadas de dentro para fora (Gn. 2.16b-17)

4. Princípio de Deus de Semear e Colher: Quando alguém dá, o retorno é reproduzido e esta é a maneira de Deus de plantar e colher a verdade: semear e colher (Gn.17b)

5. Princípio de Deus de Soberania: Deus, como o Supremo Soberano de todas as coisas é a fonte e a força da soberania do homem (Gn.2. 19-23)

6. Princípio de Deus de Individualidade: Todas as coisas que Deus criou tem uma identidade distinta (Gn. 2.20)

7. Princípio de Deus de União (Pacto ou Unidade): Todas as coisas são designadas para funcionarem em harmonia internamente mesmo que permaneçam distintas. É necessário ter unidade interna antes que exista harmonia (Gn.2.24)

            Se as crianças internalizarem estes princípios, certamente as suas decisões estarão alinhadas à palavra de Deus, em demonstração de sabedoria e teremos uma geração apta para continuar o chamado de Deus sobre a casa, sobre a igreja e sobre a nação.